Como resolver os principais motivos de rejeições de notas fiscais?

Separamos para você algumas rejeições mais comuns em nosso app, seguido das respectivas soluções.
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Written by Fernanda
Updated 1 month ago

Importante: Recomendamos sempre consultar seu contador. Todas as rejeições são emitidas diretamente da SEFAZ.

Rejeição 590: Informado CST para emissor do Simples Nacional

Causa: A partir do Manual do Contribuinte 5.0, esta rejeição é apresentada quando está informado CST no lugar de CSOSN.

Solução: Basta alterar CST por CSOSN, se enquadrando devidamente ao perfil adequado de emissor para Simples Nacional.

Rejeição 464: Código de Hash sem QR-Code diferente do intervalo

Causa : É uma rejeição que envolve os dados informados nos campos ID do CSC e CSC, quando os dados não correspondem com o nosso sistema e o SEFAZ.

Solução: Indicamos verificar se todos os dados foram preenchidos corretamente de acordo com seu quadro de emissor, revisando também se estão de acordo com o quadro desejado (homologação / produção). Nosso time também está à disposição para apoio nas validações através de nossos canais de atendimento

Rejeição 383: Item com CSOSN indevido

Causa: Quando é emitida uma NFC-e com Código de Situação da Operação - Simples Nacional (CSOSN) diferente da lista abaixo, será retornado a rejeição "383 - Item com CSOSN indevido":

  • 102 - Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito;
  • 103 - Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta;
  • 300 - Imune;
  • 400 - Não tributada pelo Simples Nacional;
  • 500 - ICMS defesa anterior para substituição tributária (substituído) ou por antecipação;
  • 900 - Outros (a critério da UF);

Solução: Basta verificar o seu perfil e verificar quais da lista servem de acordo. Para alterar, siga as orientações para alteração de regras tributárias.

Rejeição 215: Falha no Schema XML.

Causa: indica que o preenchimento da NF-e pode ter sido feito de forma incorreta, porém como essa rejeição é genérica, temos que considerar outras possibilidades como:

  • Quebras de Linhas
  • Caracteres especiais
  • Nomes de TAGs incorretos
  • Versão do XML diferente do esperado pelo sistema

Solução: Primeiramente recomendamos que sejam revisados todos os campos preenchidos, desde a ativação até o ncm dos produtos, para confirmar que todos os campos foram preenchidos corretamente. Se o erro persistir, você pode validar a sua XML no Sefaz ou contatar nosso time no chat para apoio nas validações.

Rejeição 225: Falha no Schema XML do lote de NFe

Causa: Assim como a rejeição 215, essa rejeição também tem um caráter mais genérico, sendo comum que ocorra por erros de preenchimento ao emitir NF-e.

Solução: Revisar todos os campos preenchidos para confirmar que todos os campos foram preenchidos corretamente. Caso o erro persista, recomendamos que também faça uma validação dos dados preenchidos junto a um contador. Nosso time também está à disposição via chat online para apoio nas validações.

Rejeição 229: IE do emitente não informada

Causa: Quando é emitida uma NF-e, e o emitente não insere sua inscrição estadual, ou preenche com 0 esse campo.

Solução: Basta ir em área fiscal > ativar emissão, e preencher o campo de forma correta.

Rejeição 231: IE do emitente não vinculada ao CNPJ/CPF

Causa: A IE informada no cadastro não condiz com o CNPJ cadastrado para a emissão de sua NF-e.

Solução : Confirmar todos os dados e validar junto a Sefaz se o número da IE está de acordo com o seu CNPJ.

Rejeição 237: CPF do destinatário inválido

Causa: Ocorre quando o CPF do destinatário foi preenchido incorretamente. 

Solução: Ajustar o cadastro do cliente (destinatário) em cadastros > clientes.

Observação: Se surgir alguma rejeição além dessas, encaminhe para o nosso time via chat online para auxiliarmos com as orientações adequadas e atualizarmos a lista.

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