Importante: Recomendamos sempre consultar seu contador. Todas as rejeições são emitidas diretamente da SEFAZ.
Rejeição 590: Informado CST para emissor do Simples Nacional
Causa: A partir do Manual do Contribuinte 5.0, esta rejeição é apresentada quando está informado CST no lugar de CSOSN.
Solução: Basta alterar CST por CSOSN, se enquadrando devidamente ao perfil adequado de emissor para Simples Nacional.
Rejeição 464: Código de Hash sem QR-Code diferente do intervalo
Causa : É uma rejeição que envolve os dados informados nos campos ID do CSC e CSC, quando os dados não correspondem com o nosso sistema e o SEFAZ.
Solução: Indicamos verificar se todos os dados foram preenchidos corretamente de acordo com seu quadro de emissor, revisando também se estão de acordo com o quadro desejado (homologação / produção). Nosso time também está à disposição para apoio nas validações através de nossos canais de atendimento
Rejeição 383: Item com CSOSN indevido
Causa: Quando é emitida uma NFC-e com Código de Situação da Operação - Simples Nacional (CSOSN) diferente da lista abaixo, será retornado a rejeição "383 - Item com CSOSN indevido":
- 102 - Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito;
- 103 - Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta;
- 300 - Imune;
- 400 - Não tributada pelo Simples Nacional;
- 500 - ICMS defesa anterior para substituição tributária (substituído) ou por antecipação;
- 900 - Outros (a critério da UF);
Solução: Basta verificar o seu perfil e verificar quais da lista servem de acordo. Para alterar, siga as orientações para alteração de regras tributárias.
Rejeição 215: Falha no Schema XML.
Causa: indica que o preenchimento da NF-e pode ter sido feito de forma incorreta, porém como essa rejeição é genérica, temos que considerar outras possibilidades como:
- Quebras de Linhas
- Caracteres especiais
- Nomes de TAGs incorretos
- Versão do XML diferente do esperado pelo sistema
Solução: Primeiramente recomendamos que sejam revisados todos os campos preenchidos, desde a ativação até o ncm dos produtos, para confirmar que todos os campos foram preenchidos corretamente. Se o erro persistir, você pode validar a sua XML no Sefaz ou contatar nosso time no chat para apoio nas validações.
Rejeição 225: Falha no Schema XML do lote de NFe
Causa: Assim como a rejeição 215, essa rejeição também tem um caráter mais genérico, sendo comum que ocorra por erros de preenchimento ao emitir NF-e.
Solução: Revisar todos os campos preenchidos para confirmar que todos os campos foram preenchidos corretamente. Caso o erro persista, recomendamos que também faça uma validação dos dados preenchidos junto a um contador. Nosso time também está à disposição via chat online para apoio nas validações.
Rejeição 229: IE do emitente não informada
Causa: Quando é emitida uma NF-e, e o emitente não insere sua inscrição estadual, ou preenche com 0 esse campo.
Solução: Basta ir em área fiscal > ativar emissão, e preencher o campo de forma correta.
Rejeição 231: IE do emitente não vinculada ao CNPJ/CPF
Causa: A IE informada no cadastro não condiz com o CNPJ cadastrado para a emissão de sua NF-e.
Solução : Confirmar todos os dados e validar junto a Sefaz se o número da IE está de acordo com o seu CNPJ.
Rejeição 237: CPF do destinatário inválido
Causa: Ocorre quando o CPF do destinatário foi preenchido incorretamente.
Solução: Ajustar o cadastro do cliente (destinatário) em cadastros > clientes.
Observação: Se surgir alguma rejeição além dessas, encaminhe para o nosso time via chat online para auxiliarmos com as orientações adequadas e atualizarmos a lista.